segunda-feira, 27 de julho de 2009

20 clubes... 10 técnicos???

Cuca, Vágner Mancini, Leão, Sérgio Guedes, Muricy Ramalho, Wanderley Luxemburgo, Parreira, Renato Gaúcho, Ricardo Gomes e Péricles Chamusca.... São ao todo 10 nomes , se não me esqueço de nenhum, que entraram (ou entrarão) e saíram de times ao longo de apenas 14 rodadas de campeonato brasileiro. Isso dá metade dos times que disputam a série A. E guarde o que eu falo, mais 3 nomes, ainda vão cair. Não é probabilidade, pra mim é certeza que vão cair. Waldemar Lemos, do Atlético-PR, se não conseguir tirar o time do R-4 em três rodadas; Ney Franco, pelo mesmo motivo, apesar de todo botafoguense falar que têm um jogo a menos; e Tite (sim, Tite!!), do Internacional, devido à sequência negativa de resultados.

Por partes, se não me falha a memória, o 1º da lista foi Parreira, 'ressuscitado' pelo Fluminense, substi
tuído por Renato Gaúcho, também 'ressuscitado'.






Em seg
uida, Leão, no Sport, que caiu após essa última rodada. Nomes cotados para a vaga: , Cuca, Mancini e Chamusca ( respectivamente na foto à direita). Creio que 90% a opção será Vágner Mancini, devido à passagem pelo Vitória no ano passado.







Mas continuando... Praticamente ao mesmo tempo, Muricy saiu do São Paulo para o Palmeiras (após uma looonga história) e deu lugar a Ricardo Gomes.







Luxemburgo saiu do Palmeiras para o Santos e Mancini saiu do Santos para ...?

Cuca desde que deixou o Flamengo também está sem clube e o mais cotado para assumir seu cargo é Sérgio Guedes, do Santo André, que foi dispensado agora pouco.
Caros colegas, não chegamos nem na metade do Brasileiro porém já temos metade dos times com seu comando alterado. Concordo que no futebol vive-se de resultado. Mas consideremos que também são muito poucos os clubes que permanecem com seu elenco inalterado, se é que existe um. Sendo assim, e não falo como desculpa para os resultados ruins, fica complicado trabalhar e manter uma certa regularidade. Esse é (SIM!!) o campeonato mais difícil do mundo, onde quase todos os 20 clubes têm chance de título. Você trabalha desde o começo do ano com um elenco firme, entrosado. Quando inicia o Brasileirão, abre-se a janela e todo seu esquema e elenco começa a dissipar-se. Cada jogador possui uma qualidade individual e é muito possível que quando esse mesmo for embora o time terá carência naquele setor. Isso é fato! Daí a parte do comandante em ser versátil e inteligente. Reformular a equipe, o esquema tático, qualquer coisa para manter a regularidade.

Será que não estamos precisando de uma escolinha de técnicos?? Jogadores são formados aos montes e vendidos como bala em mercearia. Quantos técnicos brasileiros foram 'exportados'? E quantos têm qualidade para trabalhar lá fora??
Enfim, só espero que até o final do campeonato todos os times tenham técnicos e não interinos em seu comando. Não que isso seja ruim, mas será o começo de algo muito triste para o futebol brasileiro.

Fonte das fotos: www.globo.com

Um comentário:

  1. gostei!
    e espero que seu primeiro post desse ano não seja sobre o lanterna vencendo o líder do brasileiro. ai ai


    beijo!

    ResponderExcluir